Nós criamos soluções
inteligentes para o
seu negócio!

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Consultoria Estratégica para Corretores/Seguradoras

   Realizamos consultoria estratégica para (re)posicionamento de Seguradoras e/ou Corretores de Seguros em determinadas linhas de negócio ou nichos de mercado para lhes proporcionar uma visão independente de uma consultoria que conta com profissionais com muitos anos de experiência no mercado de seguro.

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Coordenação de equipes interna e externas

   Coordenação entre fornecedores internos e externos, principalmente em processos ligados a estruturação de novos entrantes no mercado de seguros e/ou lançamento de novos produtos de seguros, onde a 4insurance atua como um elo entre equipes internas e externas facilitando a comunicação e se comprometendo com os entregáveis de ambas as partes.

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Modelos
operacionais

   Avaliamos o modelo operacional, tecnológico e de distribuição dos nossos parceiros, recomendando estruturas mais eficientes, tanto do ponto de vista humano, quanto em processos e tecnologia. Verificamos o melhor modelo de eficiência operacional para áreas “core” do seu negócio, com o redimensionamento e redistribuição de atividades.

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Planos de
Negócios

   Criação de plano de negócios com a estratégia, desenho operacional e tecnologia, produto e precificação para um novo entrante ou um player já existente que deseje entrar em uma nova linha de negócios e/ou produtos. Plano de Negócios estes ajustados ao que o Regulador SUSEP exige das empresas no segmento de Seguros.

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Subscrição, Produtos, Precificação e Portfólio (I)

 

   Análise, revisão e desenvolvimento de produtos (incluindo Clausulado e Nota Técnica Atuarial). Desenvolvimento e/ou adequação da metodologia de precificação.

   Estruturação de políticas e normas de subscrição (“guidelines”) e elaboração de regras de alçadas (“authority”) baseados no apetite de risco e na experiência da equipe interna.

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Subscrição, Produtos, Precificação e Portfólio (II)

 

   Análise de risco da carteira de clientes / negócios e dos resultados por diferentes visões e fatores, com identificação de pontos de melhoria (“P&L”) e apresentação de indicadores essenciais para a tomada de decisão.

   Segmentação de clientes através de atributos quantitativos e qualitativos visando maximizar o resultado da empresa e experiência do cliente.

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Inteligência
de Mercado

 

   Estudo do mercado alvo, incluindo análise dos principais concorrentes, produtos e serviços oferecidos, análise comparativa de preços e entendimento das principais políticas de preços e de aceitação.

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Conexão
de Negócios

 

   Uso da nossa vasta rede de relacionamento, buscamos a melhor solução ou canal de distribuição atendendo às necessidades do nosso cliente.

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Duas startups com atuação em tecnologia e distribuição no mercado de seguros.

Corretora de Valores de médio porte que atua no mercado brasileiro.
 

Empresa de Assistência Funeral com risco atuarial de funeral proprietário.
 

Grande Grupo de Bancassurance a nível mundial.
 

Corretora de Seguros de Auto com interesse em entrar no mercado de vendas digital.

Corretora de Seguros global com atuação em todas linhas de seguros no Brasil.

Seguradora Multinacional americana com atuação focada em seguros de grandes riscos.

Seguradora nacional de porte médio, dentro de um conglomerado internacional.

Seguradora multinacional de médio porte com atuação no Brasil.
 

Seguradora nacional de porte médio com forte atuação no canal de corretor no ramo de Pessoas.

Grande Grupo de Bancassurance a nível mundial com participação majoritária em empresas do Grupo no setor no Brasil e na América Latina.

DESAFIO: precisava responder às seguintes perguntas aos acionistas:

Avaliar se o modelo operacional & tecnológico é adequado ao mercado brasileiro.

Revisão dos produtos e canais de distribuição e sua aderência às necessidades do mercado.

 Apresentar oportunidades existentes no Brasil e na América Latina para os próximos anos.

O QUE FIZEMOS:

 Avaliamos o modelo operacional, tecnológico e de distribuição atual do Grupo no Brasil para ver seu nível de maturidade atual.

 Fizemos um estudo aprofundado dos mercados atendidos pelo Grupo em termos de produtos, canais, rentabilidade e oportunidades de negócio.

 Apresentamos uma Estratégia de Crescimento para o Grupo na América Latina para os próximos 10 anos.

RESULTADOS:

 Através de nossa análise da operação identificamos ganhos de eficiência operacional de mais de R$ 5 milhões e apresentamos um plano de execução.

 Construímos uma Estratégia de crescimento orgânico e inorgânico gerando um valor de +R$ 135 milhões para o Grupo em 10 anos.

 

Corretora de Seguros focada em seguros de Auto e com interesse em entrar no mercado de venda de seguros de forma digital, além de estruturar uma franqueadora para venda de seguros totalmente digital.

DESAFIO: Lançar a plataforma digital e gerar escalabilidade para o mercado brasileiro de seguros.

Alinhamento estratégico para atingimento dos objetivos da plataforma.

Definir os produtos a serem ofertados.

Identificar e entender os papéis de todos os fornecedores participantes do projeto.

O QUE FIZEMOS:

Entendimento da estratégia, necessidades e prazos para entrega dos fornecedores e atingimento dos objetivos com foco.

Apoio na definição e elaboração dos produtos.

Coordenamos fornecedores e equipe interna contratados pelo cliente para diversos pilares do modelo (marketing, produto, tecnologia) em modo de PMO para garantir entregas alinhadas com o objetivo e propósito do lançamento.

RESULTADOS:

Influenciamos na estratégia previamente definida com ajustes através de nosso conhecimento do mercado e produto.

Lançamento da nova marca e produto utilizando a plataforma digital desenvolvida no prazo acordado.

Entrega de Plano de Negócios para pleitear uma licença futura de seguradora e captação de recursos com potenciais investidores.

 

Seguradora Multinacional americana com atuação focada em seguros de grandes riscos

DESAFIO: Buscar diversificação alavancando sua atuação no seguros de pessoas (“Accident & Health”) dentro do segmento de B2B2C no Brasil.

O QUE FIZEMOS:

Assessoramento sobre a estratégia a desenvolver para essa missão.

Avaliamos a maturidade operacional, tecnológica e de distribuição da seguradora.

Estudamos o segmento e trouxemos oportunidades de negócio em termos de quais produtos lançar e através de quais canais / parcerias.

Desenvolvemos uma proposta de modelo operacional junto com estratégia de Go-to-market para obter sucesso no segmento.

RESULTADOS:

Apresentamos o segmento B2B2C, “players”, nichos para atuação, produtos e potencial de faturamento.

Construímos um simulador financeiro com cenários de produto/canal e seus respectivos indicadores em termos de receita, despesas, resultados e indicadores de rentabilidade.

Recomendamos uma estratégia de go-to-market que irá gerar +R$ 600 milhões de faturamento em 5 anos com índice combinado dentro do esperado.

Seguradora nacional de porte médio, dentro de um conglomerado internacional, com forte atuação no canal de corretor e que gostaria de diversificar o seu foco de atuação avaliando o segmento B2B2C.

DESAFIO: Atuar no segmento B2B2C com estrutura e apetite necessários ao mercado, atendendo as ambições de crescimento e rentabilidade do grupo controlador.

O QUE FIZEMOS:

Desenvolvemos a Estratégia para o segmento B2B2C do ponto de vista de canais de distribuição, produtos, estrutura de pessoas dedicadas, operações e tecnologia.

Diagnóstico interno em produto, distribuição, apetite, estrutura de pessoas operações & tecnologia, fluxos e processos, avaliando o seu respectivo grau de maturidade;

Análise externa de competitividade, principais players e seus respectivos canais de distribuição, produtos e características dos canais de distribuição do segmento;

Recomendação estratégica de estrutura de pessoas, canais & produtos targets e seus requisitos e plano financeiro com estimativas de faturamento, despesas e resultados.

RESULTADOS:

Alinhamos o conceito e a forma de atuação no B2B2C.

Apresentamos um diagnóstico da operação, avaliando sua maturidade em cada área, pontos favoráveis e de melhoria e guia de produtos para atuação no segmento.

Análise do mercado mostrando o potencial de crescimento, produtos e rentabilidade, “players”, principais práticas, segmentos alvo e oportunidades no mercado.

Recomendação de estrutura de pessoas, mercado para atuação e produtos aderentes ao apetite financeiro e de crescimento previstos

Desenvolvimento de simulador financeiro com cenários de produto/canal e seus respectivos indicadores em termos de receita, despesas, resultados e indicadores de rentabilidade.

Seguradora multinacional de médio porte com atuação no Brasil com distribuição tradicional em corretores.

DESAFIO: A subsidiária brasileira se interessou em avaliar uma oportunidade de aquisição de uma seguradora de pequeno / médio porte, através da expansão dos seus negócios no Brasil de forma não orgânica tendo ganhos de escala e sinergias

O QUE FIZEMOS:

Assessoramos na etapa inicial de entendimento do negócio ofertado, avaliando sinergias operacionais e de sistemas.

Desenvolvimento e análise dos resultados consolidados e por linha de negócios, inclusive com indicadores de rentabilidade e ganhos com sinergias;

Avaliação financeira da carteira para aquisição e modelagem financeira (fluxo de caixa descontado) com cenários de avaliação da empresa;

Metodologia de “valuation” por múltiplos e comparação com outras aquisições feitas no mercado;

RESULTADOS:

Simulador financeiro apresentando cenários com indicadores financeiros e de rentabilidade, por linha de negócio, P&L de 10 anos com e sem sinergia entre as operações e cálculo de múltiplos para oferta;

Referência de múltiplos em transações passadas feitas entre seguradoras;

Lista de informações/perguntas preliminares para uma eventual fase de “due diligence”

Apresentação de sumário executivo com o resumo das análises, metodologias e recomendações para o “board” local.

Grande Grupo de Bancassurance a nível mundial com participação majoritária em empresas do Grupo no setor no Brasil e na América Latina.

DESAFIO: precisava responder às seguintes perguntas aos acionistas:

Avaliar se o modelo operacional & tecnológico é adequado ao mercado brasileiro.

Revisão dos produtos e canais de distribuição e sua aderência às necessidades do mercado.

 Apresentar oportunidades existentes no Brasil e na América Latina para os próximos anos.

O QUE FIZEMOS:

 Avaliamos o modelo operacional, tecnológico e de distribuição atual do Grupo no Brasil para ver seu nível de maturidade atual.

 Fizemos um estudo aprofundado dos mercados atendidos pelo Grupo em termos de produtos, canais, rentabilidade e oportunidades de negócio.

 Apresentamos uma Estratégia de Crescimento para o Grupo na América Latina para os próximos 10 anos.

RESULTADOS:

 Através de nossa análise da operação identificamos ganhos de eficiência operacional de mais de R$ 5 milhões e apresentamos um plano de execução.

 Construímos uma Estratégia de crescimento orgânico e inorgânico gerando um valor de +R$ 135 milhões para o Grupo em 10 anos.

 

Corretora de Seguros global com atuação em todas linhas de seguros no Brasil.

DESAFIO: Buscar escala através de um crescimento eficiente no Brasil, sem perder qualidade na entrega e na experiência do cliente

O QUE FIZEMOS:

Analisamos duas áreas core do negócio, área de colocação de riscos no mercado e área de sinistros, para mostrar o status atual em termos de estrutura operacional, processos e sistemas, incluindo todo o levantamento de atividades (“core” e “non core”), redundância, estudo estatístico de “lead times” e de “capacity”.

Sugerimos o melhor modelo operacional para obter ganhos de eficiência com as equipes atuais introduzindo melhorias na estruturação das equipes, processos e implementação de ferramentas de automatização.

Segmentação de clientes pessoa jurídica com a definição de atributos quantitativos e qualitativos em busca de um melhor resultado e atendimento.

RESULTADOS:

Recomendação de 3 agrupamentos de clientes de acordo com os atributos construídos em conjunto com a empresa.

Apresentação de plano com a otimização estrutural e operacional visando ganhos de eficiência.

Construímos um modelo que irá gerar um valor para a companhia no brasil de aprox. R$ 30 milhões em 3 anos.

Duas startups com atuação em tecnologia e distribuição no mercado de seguros.

DESAFIO: As duas empresas tinham interesse em participar do Edital Sandbox da Susep.

  Mostrar para a Susep que os projetos eram inovadores.

Construir um plano de negócios sustentável no horizonte de 3 anos.

Serem aprovadas no Sandbox Susep e conseguirem a licença de operação.

O QUE FIZEMOS:

Recomendamos o produto, modelo operacional, tecnológico e de distribuição para que pudessem ser consideradas como Seguradoras tecnológicas e inovadoras pela Susep.

Desenhamos cronogramas para estruturação das 2 novas seguradoras.

Para cada uma das empresas estruturamos um Dossiê para aprovação na Susep contendo: estratégia, estrutura operacional, arquitetura de TI, Condições Gerais, Nota Técnica Atuarial

Para cada empresa elaboramos o Plano de Negócios, incluindo Projeções Financeiras e demonstrativo contábil de 3 anos.

RESULTADOS:

As duas empresas receberam a autorização para se tornarem Seguradoras no Sandbox da Susep.

Seguradora nacional de porte médio, dentro de um conglomerado internacional, com forte atuação no canal de corretor e principalmente no ramo de Pessoas.

DESAFIO: A empresa gostaria de uma análise de mercado, para os produtos de Seguro de Vida em Individual e em Grupo, relacionada à produtos oferecidos e política de preços.

O QUE FIZEMOS:

Comparativo de produtos e suas características com os principais “players” do mercado.

Realização de cotações de preços de acordo com os “perfis” definidos em cesta de competitividade.

Levantamento de políticas de aceitação e de preços praticados no mercado.

RESULTADOS:

Mapa de calor (“Heatmap”) de preços em relação aos concorrentes de acordo com os atributos.

Simulador comparativo de preços de acordo com as variáveis da cesta de competitividade para os seguros de vida individual e em grupo.

Apresentação de processo de cotação e fatores determinantes nas políticas de preços e de aceitação.

Comparativo de produtos e suas características.

Referência de tempo médio de cotação em “mesa”.

Empresa de Assistência Funeral com risco atuarial de funeral proprietário com atuação em todo o Brasil.

DESAFIO: Apoiar no desenvolvimento de produtos securitários e de assistência em conjunto com algumas seguradoras do mercado para serem distribuídas como cross-sell aos clientes da empresa de Assistência Funeral.

O QUE FIZEMOS:

  Definimos em conjunto com o cliente as melhores coberturas securitárias e de Assistência para o público identificado como target.

 Identificamos e negociamos as condições da parceria com as Seguradoras para as coberturas selecionadas.

 Coordenamos a integração digital através de API entre o Cliente e as Seguradoras escolhidas.

RESULTADOS:

  Os produtos foram lançados e estão sendo comercializados.

Corretora de Valores de médio porte que atua no mercado brasileiro tendo como clientes médias e grandes Corporações.

DESAFIO: Cliente gostaria de entrar no mercado de seguros e analisar as possibilidades entre se tornar uma Seguradora ou uma Corretora de seguros.

O QUE FIZEMOS:

 Mostramos tanto para o modelo corretora quanto para o modelo seguradora os ambientes regulatórios e níveis de capital necessário;

 Modelo operacional e tecnológico necessários para estruturação de uma ou outra empresa;

 Recomendamos os produtos, modelo operacional, tecnológico e de distribuição tanto para Seguradora quanto para a Corretora de Seguros;

 Orientamos o cliente na escolha dos produtos e mercados em que deveria estar para cada um dos modelos.

 Apoiamos com recomendações esta fase inicial de abertura da nova empresa.

RESULTADOS:

  O cliente optou por abrir uma corretora de seguros que se encontra operacional.

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